A inclusão do portador de necessidades especiais
A inclusão do portador de necessidades especiais no contexto social vem crescendo, no entanto ainda e grande os desafios e dificuldades encontradas, por eles, mesmo sendo algo tão antigo a exclusão social de pessoas com algum de deficiência ainda e algo muito presente em nossa sociedade. No filme sempre amigo, 1988 dirigido por Peter Chelsom, mostra as dificuldades dos personagens Maxwell Kane um garoto que tem dificuldades de aprendizado e de Kevin Dillon, que sofre de uma doença que o impede de se locomover. Estes garotos sofrem vários tipos de discrimação e humilhação,com base no filme e com uma entrevista com um portador de necessidades especiais será contextualizado a questão de inclusão social bem como sua vivência em sociedade.
Entrevista O grupo entrevistou J.P.S. Jr ,42 anos portador de poliomielite
Grupo - Como foi para sua família receber a noticia sobre a sua deficiência?
J.P.S. Jr - Minha família soube da minha deficiência quando eu ainda era muito pequeno tinha quase dois anos de idade, venho de uma família numerosa sou o quarto filho de oito irmãos, minha mãe conta que no começo se assustou com a notícia, mas logo aceitou ela e bem religiosa e dizem ser a missão dela aqui na terra cuidar de mim. Já para o meu pai as coisas não foram tão fazei assim, ele demorou muito para aceitar, se é que aceitou sempre me tratou diferente dos meus irmãos, fala então de brincadeira “este eu fiz com presa. Os demais familiares sempre faziam algum tipo de “Zombaria”.
Grupo- quando você percebeu sua deficiência?
J.P.S. Jr – A doença se manifestou quando eu tinha 2 anos mas desde quando me entendo por gente estou preso em uma cadeira de rodas.Durante toda a minha infância tinha esperança de sair dela, mas no inicio da adolescência foi percebendo que era algo impossível.
Grupo - Qual é a sua maior dificuldade? J.P.S. Jr- minha dificuldade e a falta de acessibilidade nos lugares