A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO
Meryellen Souza Lima Stabile¹
RESUMO
Este estudo enfoca a inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. Apesar de hoje em dia encontrarmos pessoas com algum tipo de deficiência dentro das organizações, este número ainda é insuficiente e está vinculado ao cumprimento de características legais.
Grande parte da população brasileira convive com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva, mental ou múltipla. Embora o acesso ao trabalho seja considerado um dos principais direitos dos indivíduos, as pessoas com deficiência ainda encontram diversas barreiras para ingressar com qualidade no mercado de trabalho.
Palavras chave: inclusão, pessoas com deficiência física, mercado de trabalho.
¹ Estudante da Pós Graduação em Gestão Empresarial, Fatec-SP. Formada em Administração de Empresas. E-mail: mery_lima@ig.com.br
1. Introdução
Durante anos a sociedade vem excluindo as pessoas com deficiência do convívio social, hoje menos do que algumas décadas, mas ainda assim este quadro precisa evoluir muito, devemos nos preparar para lidar com a diversidade humana. Quando contratamos uma pessoa com deficiência, não estamos apenas lhe ofertando um salário, mas principalmente a oportunidade de ser útil perante a sociedade.
As pessoas com deficiência têm direitos e deveres, nesta sociedade todos são iguais, pois a limitação de um individuo não diminui os direitos destes, como cidadão, a ser inserido dentro das organizações.
As organizações que contratam pessoas com deficiência, são vistas como organizações inclusivas, onde o principal objetivo é oferecer a oportunidade a todos, significa torná-las participantes da vida social, agregando a ideia de autonomia, de que são capazes de assumir um papel ativo e responsável.
Segundo a cartilha Febraban (2006 p. 10), “a inclusão ocorre quando a organização não exclui seus colaboradores, em