A IMPRESSORA DO S CULO XXI
TEXTO: LUANA CHAVES
Um projeto idealizado por uma turma de 37 alunos do curso técnico de eletrônica mais o orientador Glauco Aguiar da Fucapi. Idealizaram e construíram a impressora 3D. Impressoras do tipo RepRap que são tendências mundiais da atualidade. Elas são 3D “auto replicáveis”, grande parte das próprias peças podem ser replicadas por estas impressoras.
Como o valor comercial de uma impressora dessas custa mais de 10 mil. Os alunos pesquisaram para montar um RepRap do zero com o valor acessível. É chegaram ao valor de 2.500,00 de custo. “A montagem da impressora foi um desafio muito grande, dado a complexidade da máquina e sua precisão de até 100 microns, Os microns são uma medida de tamanho, usada para entre outras coisas medir o tamanho dos transístores que formam um processador. 1 mícron equivale a 1 milésimo de milímetro. que nos possibilita a confecção de praticamente qualquer detalhe” diz, Glauco Aguiar.
A impressora traz como benefício à criação de próteses medicinais e ortopédicas com o preço reduzido milhares de vezes. Pode ser criado qualquer objeto para uso nas áreas de educação, medicina, engenharia, moda, arquitetura, itens para deficientes e etc. Traz o poder fabril para dentro das residências. E trazer o poder de criação de qualquer produto em sua própria casa. Com o custo reduzido em 4x o valor do mercado. O modelo tem apenas 2 meses. Mas é uma tecnologia que tem sido difundida pelo mundo nos últimos 2 anos.
A equipe de criadores estará em um workshop na Campus Party BR, com o objetivo de construir 20 modelos da mesma e ensinar como replicar tal tecnologia. A possibilidade de ser colocada no mercado com kits no ano que vem está sendo analisada.
Capaz de construir qualquer objeto, desde uma peça de utilidade doméstica ou até mesmo peças medicinais, como é o caso da prótese humana. Com O uso de materiais termoplásticos, alimentos, metais, concretos e até células tronco. Portanto neste modelo teste do