A Impotância dos Sinais Vitais
Os sinais vitais baseiam-se: Pressão Arterial - PA, Temperatura - T, Respiração
- R e Pulsação - P.
O interesse em desenvolver a temática surgiu a partir de observações no decorrer da vida profissional como docente e supervisora de estágio, pois passei a observar os alunos do curso técnico de enfermagem nas instituições de ensino que trabalhamos. Observava suas falas e atitudes, percepções ao realizar procedimentos a partir de dados como os sinais vitais. Os sinais vitais indicam os parâmetros dos pacientes/clientes. No decorrer das aulas ministradas ou dos estágios supervisionados os alunos ficavam confusos ao realizar os procedimentos de escolha de acordo com os dados encontrados. Em contrapartida observamos que os mesmos não eram orientados para a realização da interpretação desses dados, eram apenas orientados a realizar a técnica, sem associação desses dados ao conteúdo teórico-prático, e assim obtendo uma assistência de melhor qualidade. Minha inquietação é de demonstrar para esses alunos, como a interpretação desses dados associados à clínica dos clientes/pacientes se torna tão importante para a execução de técnicas de enfermagem precisas. Consideramos a motivação um fator relevante, pois associação desses dados à execução do cuidado, o estagiário se conscientizará que realizamos esses cuidados para prestar uma melhor assistência ao paciente/cliente.
Como docente e supervisora de estágio a pesquisa servirá como uma estratégia de ensino, sendo aplicada no cotidiano de serviço, e com a utilização da dinâmica será possível avaliar a teoria e a prática. Será possível rever o modo de construção do saber com uma metodologia diferenciada do método tradicional de ensino, sendo utilizada essa estratégia no decorrer dos anos com os grupos seguintes.
Este estudo é relevante, pois permitirá demonstrar o desenvolvimento teóricoprático dos técnicos de enfermagem, a partir da associação de dados ao cuidado a ser executado. O objetivo do