MATERNIDADE INFANTIL
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM-2013
INTRODUÇÃO
Este relatório descorre sobre o estágio na Maternidade do Hospital Deputado Murilo Aguiar. Nele está contido a pesquisa de alguns temas vivenciados pela equipe composta por Vitória, Letícia, Paula, Anderson e Esmaela, neste setor, sob orientação da Enfermeira Mikaelle Aguiar, do período do dia 01 de Agosto à 19 de Agosto de 2013. Tivemos também o apoia das Técnicas de Enfermagem Liduina e Eudimar, a Enfermeira Patrícia e alguns Médicos. Aqui, falo sobre a minha vivência e meu envolvimento com a mãe desde o pré-natal até os ultimos cuidados dentro do ambiente hospitalar.
VIVÊNCIAS
O estágio na Maternidade foi de suma impotancia. Saimos que uma aprendizagem vasta. Desde já agradeço a equipe que lá trabalha, a minha equipe de estágio e a quem me orientou. Neste setor aprendi a me relacionar melhor com os pacientes, preencher prontuários e os livros de ocorrência, orientar as mães sobre cuidados com elas e com os bebês, auxiliar no momento do parto, realizar os cuidados com o RN dentro e fora da sala de parto, organizar a sala de parto, entre outras aprendizagens. Passei por experiências jamais vividas como assistir um parto, auscutar os batimentos do feto.
ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
É incrível pensar que ainda nem todas as gestantes realizem o pré-natal . Por mais que se fale sobre o assunto, algumas mulheres não entendem a importância de acompanhar a evolução da gravidez e só procuram um médico quando a gestação está avançada ou quando o parto já está próximo.
Segundo o dicionário da língua portuguesa o pré-natal inclui a prevenção, a promoção da saúde e o tratamento dos problemas que possam ocorrer durante o período gestacional e após o parto. A adesão das mulheres ao pré-natal está relacionada com a qualidade da assistência prestada pelo serviço e pelos profissionais de saúde, fator essencial para redução dos elevados índices de mortalidade materna e perinatal.
Com os exames médicos