A importãncia da sociedade para a educação
1. A importância da sociologia para a educação.
Atualmente uma das áreas mais estudadas em nosso meio é a educação, que é a responsável pela formação intelectual do indivíduo. Nessa esfera podemos encontrar a sociologia, sendo ela uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, produzindo assim o conhecimento para o processo social e como funciona esse processo, para que seja construída uma sociedade equilibrada, que surgi da necessidade de se explicar os problemas sociais, as culturas existentes e as “diferenças”.
Assim, podemos ver que o processo de socialização nunca termina e em cada momento da vida, o indivíduo recebe influência maior ou menor de um determinado agente desse processo. Sem que se perceba claramente, há sempre alguém que ensina e alguém que aprende e esta é a essência da socialização.
2. As potencialidades da sociologia no Brasil.
O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas cruciais para essa compreensão. Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo descolonização. Nas décadas que se seguiriam, no entanto, a Sociologia no Brasil passou a voltar-se para os estudos que abordassem prioritariamente temas relacionados às classes trabalhadoras, tratando assim de assuntos como salário, jornadas de trabalho, ambientes de trabalho urbano e rurais, organizações e condições dos ambientes de trabalho, relações entre empregados e empregadores, etc.
3. A importância de Weber para a Educação.
Para Weber é importante entender como e por meio de que tipo de relações sociais se mantém o modelo de sociedade e de que maneira os