A importãncia da música na educação
Desde que se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imita-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.
OBJETIVOS * Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal; * Desenvolver a consciência da criança no trânsito através da música; * Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música; * Identificar os sinais.
CONTEÚDOS
* Sinais de Trânsito; * Cores e Lateralidade.
REGISTRO REFLEXIVO DE UMA DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
No início da semana do trânsito o grupo estava ansioso para as atividades que iríamos aprender a respeito do mesmo.
Perguntei-lhes quem já tinha observado um sinal de trânsito.
E Marcelinho respondeu que sempre que saía com seu pai, prestava bastante atenção nas explicações que recebia a respeito do sinal de trânsito.
Então propôs que fizéssemos algumas atividades a respeito do trânsito. E com um carrinho feito de papelão e