a importância da musica na educação
Desde que a música passou a ser componente curricular obrigatório, muito se especula e tem se falado sobre Educação Musical. Afinal, o que é educar musicalmente e como se dá esse processo?
A falta de compreensão sobre os conteúdos e a metodologia referente a educação musical tem dificultado muito a realização das práticas musicais na sala de aula e até mesmo representa a dificuldade em justificar a sua presença na escola.
A Educação Musical serve para auxiliar o sujeito a alcançar a compreensão da música enquanto linguagem, e para isso utiliza-se a execução, que é o seu fazer musical, e a apreciação, por exemplo. Dessa forma, conseguimos alcançar vários estágios e contribuir no seu desenvolvimento musical.
A etapa mais importante da Educação Musical, e considerada primeira, é a da Musicalização, que não é apenas um trabalho a ser desenvolvido com crianças. Musicalização é o processo de formação do conhecimento musical, cujo objetivo é desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo para o processo global da formação do ser humano.
O espaço das aulas de Música deve oportunizar a experiência musical, desenvolvendo a musicalidade e a corporeidade, através de jogos e brincadeiras a fim de desenvolver e compreender os elementos musicais; reconhecer a música como forma de linguagem, expressando-se musicalmente; desenvolver a acuidade auditiva, que leva a discriminar diferentes eventos sonoros e parâmetros, como altura, duração, intensidade, timbre, e também sons da natureza. Também é interessante a confecção de