A importância do pvc
Introdução:
O que é o PVC?
O PVC é o segundo plástico mais produzido em todo o mundo, uma cifra que já ultrapassa 25 milhões de toneladas. Os Estados Unidos e a Europa são os maiores produtores mundiais e, isoladamente, o Brasil é um dos grandes produtores internacionais. Com o passar do tempo, e o aprimoramento das pesquisas, o PVC aumentou ainda mais sua presença no mercado e é considerado um dos plásticos que menos fazem mal ao ambiente.
Objetivos: * Mostrar como o PVC é produzido; * Sua importância no cotidiano; * Sua importância para o meio ambiente; * Como as indústrias de PVC interferem na economia.
Tipos de Plásticos (classificação em relação a reciclagem): * 1. PET; * 2. PEAD; * 3. PVC – poli (cloreto de vinila); * 4. PEBD/PELBD; * 5. PP; * 6. PS; * 7. Outros (ABS/SAN, EVA, PA, PC).
Constituição do PVC: * O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. * A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável.
O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). * as resinas de PVC são comercializadas usualmente na forma de um pó branco e fino, ao qual deverão ser adicionados aditivos que tornam o PVC processável, além de conferir-lhe características especificas. * O policloreto de vinila (PVC) é um plástico da família dos termoplásticos. Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A desvantagem está na sensibilidade ao calor. Neste caso, a alta temperatura influi negativamente na estrutura do material, tornando-o pouco resistente. Em compensação, o polímero é passível de remoldagens, por isso, estes plásticos podem ser facilmente reciclados.
O Processo de Produção: * A partir do sal marinho, pelo processo de eletrólise,