A importância do orçamento na gestão financeira
Toda empresa precisa da elaboração de orçamentos. Pois através deles planejamos, controlamos e acompanhamos os resultados das empresas. No cenário competitivo de hoje, é preciso tê-lo para detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios da organização.
Conceito de orçamento e sua importância na organização.
O orçamento é uma ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera ter de suas atividades planejadas.
Vantagens do orçamento para a organização
A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.
Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes.
Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente de tamanho e de suas incertezas. Eis os principais benefícios:
.Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos;
.Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho;
. Motiva administradores e funcionários ;
.Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.
Orçamento Mestre e sua divisão
Conceito de Orçamento Mestre e sua divisão (Orçamento Operacional e Financeiro).
Orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
Orçamento operacional
Descreve o resultado das atividades operacionais da