A importância do hábito da leitura nas séries iniciais
Teresa Aparecida da Silva – RA 64929
Resumo
Considerando a leitura um elemento indispensável ao processo de aprendizagem e construção do conhecimento, buscou-se, com nosso estudo, analisar a bibliografia especializada, como forma de se avaliar e conferir destaque à formação dos hábitos de leitura desde a infância. É, portanto, objetivo de nosso trabalho, contribuir ao entendimento do processo de desenvolvimento dos hábitos de leitura, como etapa importante da inserção das crianças no mundo do conhecimento e facilitar seu aprendizado. Para tanto, investigamos também o papel do professor como mediador e auxiliar no estímulo ao gosto pela leitura.
Palavras-Chave
Leitura, desenvolvimento infantil, aprendizado.
1 INTRODUÇÃO
A leitura é de extrema importância na formação do indivíduo, por isso nos preocupamos em formar leitores, leitores ativos que gostem de ler. Mas infelizmente temos percebido que o brasileiro não gosta muito de ler. A mídia (televisão, rádio e jornais) vem mostrando cada vez mais que o brasileiro lê pouco.
De acordo com Sant’Anna “muitas vezes nos esquecemos de que esse “brasileiro” pelo qual tanto nos preocupamos, trata-se de nós mesmos “(informação verbal)1, deixamos a leitura de lado, deixamos para depois e, assim, somos capazes de ficar semanas e até mesmo meses sem ao menos ler um livro.
Em grande parte não somos culpados por isso, fazemos isso, pois não recebemos o incentivo necessário em nossa infância, e a escola não tem despertado o prazer da leitura, fazendo com que seu papel de educadora e incentivadora não seja cumprido da melhor maneira. Além da escola, outro fator que influencia o hábito da leitura é a família.
A literatura infantil pode contribuir na formação de leitores. Se na escola, os alunos forem estimulados a ler, o hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos, auxiliando o aluno na assimilação e compreensão em todas as