A importância do fluxo de caixa para micro e pequenas empresas
RESUMO: No Brasil, surgem cerca de 460 mil novas empresas por ano. A grande maioria é micro e pequenas empresas. No entanto, muitas dessas empresas fecham suas portas antes de completarem cinco anos de existência. Através disso, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Fluxo de Caixa para o gerenciamento financeiro dessas empresas, cuja finalidade principal é a de auxiliar o processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados. Permitindo, também, que se saiba antecipadamente a necessidade ou sobra de capital. Essas informações serão expostas através da revisão de literatura, sobre o tema abordado e em seguida uma pesquisa de natureza exploratória. Através das informações encontradas, acredita-se que o fluxo de caixa é um importante instrumento de controle de gestão financeira e contribui significativamente no processo de administração de caixa, ao auxiliar na identificação de possíveis faltas ou deficiências de caixa, bem como ao manter o equilíbrio entre a liquidez e a rentabilidade da empresa.
Palavras chave: Planejamento. Fluxo de caixa. Micro e Pequena Empresa
Introdução
O expansão do mercado brasileiro e internacional exige das micro, pequenas e grandes empresas uma melhor gestão financeira de seus recursos, onde o fluxo de caixa passa a ser uma ferramenta de grande importância, pois os recursos financeiros da empresa possibilitam a busca de novas oportunidades que atendam às necessidades do ambiente interno e externo. A viabilização dos recursos através do controle de fluxo de caixa permite também uma melhor alternativa para efetuar e planejar novas entradas de recursos.
De acordo com Assaf Neto e SIlva (2002, p.39), as atividades financeiras de uma empresa requerem acompanhamento permanente de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessárias.
Com essa grande