Fluxo de caixa nas micro e pequenas empresas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA DA PESQUISA 5
2.1 ÁREA DE ESTUDO 5
3 OBJETIVO DO TRABALHO 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4 JUSTIFICATIVA DO TEMA 7
5 METODOLOGIA DE PESQUISA 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
6.1 FLUXO DE CAIXA 9
6.2 AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 9
6.3 O FLUXO DE CAIXA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de avaliar a importância do Fluxo de Caixa nas micro e pequenas empresas, haja vista que muitos negócios podem começar pequenos e chegar a um ponto de crescimento para se tornarem grandes negócios.
A competição do mercado nos dias de hoje não esta ligada somente ao marketing como muitos pensam. A empresa que planeja com seriedade o seu Fluxo de Caixa, que é uma ferramenta de análise financeira em curto prazo, pode ampliar seu negócio, assim, podendo investir no marketing que auxilia muito na expansão do mesmo.
Nesse sentido este trabalho tem como foco, demonstrar o que é o fluxo de caixa e a importância do mesmo para as micro e pequenas empresas.
2 PROBLEMA DA PESQUISA
Todas as atividades de uma empresa, não importando se são micros ou grandes empresas, devem possuir um controle para que seja possível manter a liquedez e rentabilidade do negócio.
Conforme Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. Quando se tem um controle de tudo que entra e sai do seu negócio, pode ser verificado com mais facilidade os pontos fortes e fracos do mesmo.
Desta forma, este estudo propõe o seguinte problema:
De que forma o Fluxo de Caixa pode servir para o crescimento de micro e pequenas empresas?
2.1 ÁREA DE ESTUDO
Gestão Financeira: Fluxo de Caixa e sua importância financeira – Um estudo com o