A importância do desenho na alfabetização
RESUMO
O desenho desempenha importante papel no desenvolvimento e na aquisição da língua escrita da criança. O ato de desenhar e o próprio desenho proporcionam, um conjunto de apoio, dentro do qual a escrita (texto) pode ser construída. As crianças, muitas vezes ensaiam para a escrita através do desenho e, à medida que desenham vão anunciando oralmente, o texto que pretendem escrever. No inicio da aquisição da escrita ela utiliza-se do desenho como apoio ao seu texto. Apresenta mais significado no desenho do que no texto propriamente escrito. Os desenhos das crianças nos mostram a visão de mundo que têm e como percebem as coisas e pessoas que estão ao seu redor e, principalmente como elas se percebem neste mundo.
Com o tempo, as crianças aprendem a criar textos autônomos e explícitos, fazendo-os independentes do apoio dos desenhos, passando assim para um estágio mais avançado da leitura e da escrita.
Palavras-chave: desenho, escrita, alfabetização.
INTRODUÇÃO
Pela análise dos estágios da evolução do desenho infantil e na pesquisa da bibliografia sobre o tema podemos compreender como o desenho infantil influencia o processo de alfabetização e também entender algumas falhas no processo de aprendizagem.
Muitas crianças ao chegarem ao 1º ano do ensino fundamental apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas à escrita. É possível que estas crianças não tenham tido oportunidades significativas de interação na educação infantil, fase na qual se desenvolve a função simbólica e consequentemente os sistemas de representação, fato que pode ter prejudicado o desenvolvimento da criança. Em situações como esta, é perceptível a importância do trabalho na educação infantil que priorize e preserve os momentos lúdicos e prazerosos, que certamente contribuirão para o desenvolvimento do desenho infantil.
Ao final do seu primeiro ano de vida, que compreende o estágio sensório-motor, descrito por Piaget (1948), a