Sistemas operacionais
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
RENATO ALVES REIS
SISTEMAS OPERACIONAIS – A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES E DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
GOIÂNIA
2011
Faculdade Cambury
Curso: Gestão em Tecnologia da Informação
Disciplina: Sistemas Operacionais
Professora: Adriana Vettorazzo
Aluno: Renato Alves Reis Turma: TI06N
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
O computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está – e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada.
No início da década de 1950 já existiam computadores, mas eles não se apareciam nem um pouco com o que temos hoje, mas já realizavam alguns cálculos complexos em pouquíssimo tempo. Nesses 60 anos, elementos desapareceram componentes foram criados. Abaixo conheceremos um pouco mais sobre essa magnífica história.
AS GIGANTES VÁLVULAS DA PRIMEIRA GERAÇÃO
Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos. Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domínio Público
Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina.
Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca