A importância do controle interno no trabalho do auditor externo
1. Delimitação e justificativa
1.1 Área de conhecimento: Auditoria e controladoria.
1.2 Tema: A importância dos controles internos no trabalho da auditoria.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Demonstrar a importância dos controles internos no trabalho do auditor externo durante a realização de uma auditoria em uma determinada empresa.
2.2 Objetivos Específicos - Descrever sobre a importância dos controles internos para uma empresa, demonstrando como a existência e a utilização adequada desses controles pode contribuir para mitigar riscos operacionais da empresa; - Explicar sobre as formas de abordagem de uma auditoria externa durante a realização de uma auditoria em uma determinada empresa;
- Demonstrar como a abordagem baseada em controles pode facilitar o trabalho do auditor;
- Enumerar e explicar os principais tipos de aplicados pelas empresas;
3. Justificativa A fim de determinar a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados, o auditor externo deve avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada. Havendo segurança e confiabilidade no ambiente de controles da empresa, o auditor externo pode reduzir significativamente sua amostra de testes a ser realizado durante seu trabalho de campo, tornando-o mais eficiente e rentável. Adicionalmente, isto pode representar uma economia com despesas de honorários de auditoria para empresa, pois se observa uma redução das horas gastas do auditor externo no desenvolvimento do trabalho como um todo.
4. Problema A abordagem de controle interno em uma auditoria pode contribuir para a redução das horas gastas no trabalho e, com isso, tornar o trabalho do auditor mais produtivo, eficiente e rentável?
5. Hipótese(s) ou questões de pesquisa No processo de planejamento do trabalho de auditoria externa, o auditor deve determinar o cronograma do trabalho, plano de administração de pessoal, critérios de avaliação e