PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO RESUMO DA PSICOLOGIA RESUMO cap.1
RESUMO
As pessoas em geral possuem um conhecimento mesmo que superficial da psicologia cientifica, e os utiliza no dia a dia, construindo assim a psicologia do senso comum. O senso comum é o conhecimento acumulado constituído das experiências do individuo e que passam de geração em geração. É um conhecimento muito importante para a vida cotidiana das pessoas. Já o conhecimento científico, é objetivo e baseado em estudos reflexivos, controlados e sistemáticos, da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Para que um conhecimento seja considerado científico ele necessita de um objeto específico de estudo.
A Psicologia, assim como as demais ciências humanas, estuda o homem. Porém, existem diferentes visões do que seria especificamente o seu objeto de estudo. Acredita-se que isso acontece pelo recente reconhecimento da psicologia com ciência em comparação com outras ciências exatas. Mas, provavelmente o estudo da psicologia jamais seja naturalizado possuindo um único paradigma confiável, que definam as verdades definitivas sobre o homem. A psicologia representa a capacidade múltipla do ser humano pensar sobre si mesmo. O objeto da psicologia estudado pelo pesquisador é o próprio homem, incluindo o próprio cientista na categoria a ser estudada, o qual se confunde com o objeto a ser pesquisado contaminando sua pesquisa.
Diante dos fatos expostos, podemos concluir que o objeto de estudo da psicologia é a subjetividade humana. A subjetividade pode ser descrita como as ideias, significados e emoções construídos pelo sujeito através de suas experiências, constituindo o modo de ser de cada um. Não é inata ao indivíduo, mas é produzida, moldada e automoldável durante a vida. Com isso percebe-se que a subjetividade não cessará de se modificar, mas está em constante renovação.
A psicologia ingressa na área cientifica quando Wundt cria o primeiro Laboratório de Experimentos em