A importância do Controle Interno: Avaliações feitas por auditores.
Tema
A importância do Controle Interno: Avaliações feitas por auditores.
Justificativa
Com a concorrência cada dia maior as empresas são obrigadas a otimizar seus processos e atividades e, com isso é de suma importância ter um sistema de controle interno eficiente e eficaz.
Propõe-se com este trabalho acadêmico abordar alguns procedimentos que devem ser feitos para assegurar que o sistema de controle interno esteja sendo feito do mesmo modo como está escrito nos manuais e se os mesmos devem sofrer ajustes para que possa atuar com mais eficiência e eficácia.
O Controle Interno não deve ser somente implantado, deve-se manter atualizados os procedimentos protegendo o patrimônio e levando informações fidedignas e confiáveis para administração na hora de analisar, conferir e tomar decisões.
Objetivo Geral
Demonstrar como o Controle Interno de uma empresa é importante e quais cuidados devem ter para que este sistema possa ser considerado confiável e eficaz.
Objetivo Especifico
Definir essa ferramenta chamada Controle Interno que tem uma grande importância.
Identificar os principais testes e avaliações que devem ser feitos pelos auditores para assegurar que um sistema de Controle Interno esteja sendo praticado da maneira como está escrita no manual de organização, e se devem ser feito ajustes nesse sistema de Controle Interno.
Metodologia
Pesquisas bibliográficas baseada nos seguintes autores:
ALMEIDA (2012), RIBEIRO (2011), CREPALDI (2012), JUNIOR (2012), CASTRO (2011).
Pesquisa de campo
Elaboração de um questionário que será enviado por e-mail a dez auditores independentes, com intuito de saber deles qual a importância que eles dão ao Controle Interno.
Hipótese
Este trabalho visa demonstrar que o Controle Interno contribui com a redução de erros e fraudes e que o Controle Interno deve ser testado e mantido atualizado.
Bibliografia
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti, Auditoria Um Curso Moderno e Completo. 8° edição, São Paulo: