A importância do contador para a sociedade
INTRODUÇÃO
Não podemos deixar de destacar a importância do contabilista na sociedade. A profissão contábil é fértil quanto às oportunidades e campos de atuação. Por intermédio do seu trabalho e do seu juízo, o contabilista (contador ou técnico em contabilidade), pode exercer suas atividades nas mais diversas funções, tais como, assessor, analista, auditor, perito, consultor, professor, dentre outras. Neste contexto o contabilista registra, quantifica, projeta, analisa, avalia, orienta e produz outros elementos, de cuja essência, dependem os organismos econômicos, administrativos e financeiros, sobretudo para decidir, manter ou reorientar as ações e os rumos dos negócios e a gestão das organizações.
No Brasil a contabilidade ganhou um conceito que se destacou nos últimos anos, em relação aos demais campos da contabilidade, que é o Tributário, tornando este primordial, onde os governos, em todos os seus níveis, utilizam dela para angariar seus recursos financeiros através dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade nas diversas entidades tributadas, utilizando os contadores como um agente das secretarias de fazenda em cada empresa para preparar e recolher os devidos impostos.
A atividade contábil, pela sua grandeza, e principalmente neste último elemento, caso especialmente brasileiro, se fundamenta em princípios, leis e outras normas decorrentes das relações sociais entre pessoas, empresas e instituições em geral, sendo, portanto, vinculada à área das ciências sociais aplicadas, com implicações em toda a comunidade, e principalmente como setor de controle dos governos em suas sociedades, tornando a atividade de contabilidade, uma atividade totalmente vinculada por leis, decretos e outros atos normativos expedidos para as suas diversas áreas de atuações e principalmente sua maneira de atuar.
Este trabalho visa a associação do direito à contabilidade, nos diversos campos de sua atuação, especialmente