Responsabilidade social do contador
RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONTADOR:
Responsabilidade Técnica e Social do Contador nas Organizações
Introdução “A Responsabilidade Técnica e Social do Contador nas Organizações”. Vivemos em um mundo de constantes e severas modificações, seja no aspecto da existência humana, econômico, social e político. Estas transformações causadas pelos avanços e tecnológicos, científicos e pela globalização, exigem uma nova postura dos profissionais inseridos no mercado de trabalho. Assim também tem sido com a área contábil. A contabilidade vem sofrendo modificações e precisa estar sempre acompanhando as necessidades das empresas, pois é ela que registra, calcula, controla e serve de apoio para muitas decisões empresariais, sendo considerada a linguagem universal dos negócios. Hoje, a necessidade de um sistema contábil nas empresas é uma realidade e o sistema deve possibilitar um controle eficaz e fornecer à administração todas as informações referentes à situação patrimonial e financeira, de forma clara e objetiva.
Em meio a todas essas transformações, o conhecimento contábil se torna mais importante na medida em que os gestores das organizações necessitam cada vez mais de informações mais complexas. E é o contador que vai produzir as informações necessárias aos usuários da contabilidade. É de sua responsabilidade não só manter a entidade burocraticamente, mais trazer informações úteis para a tomada de decisões.
E com a vigência do novo código civil suas responsabilidades tanto social como técnica aumentaram muito, uma vez que o contador tornou-se co-responsável e responde solidariamente pelos seus atos dolosos.
O contador é parte fundamental do desenvolvimento da sociedade, portanto, buscar atualização profissional e ter um comportamento ético, é a resposta para o sucesso.
Diante disto, é de fundamental importância a abordagem deste tema, demonstrando que exercer a sua função com