A Importância do Contador no Processo de Arrecadação e Distribuição
CIENCIAS CONTÁBEIS
Bruna Elias
Bruna Lobato
Francisca Maila Alves
Isabel Cristina Alves
Monique dos Santos
Raquel Martins
Silvana Oliveira
A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR NO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
6º SEMESTRE
SÃO PAULO
2013
INDICE
INTRODUÇÃO
A tributação tem papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, ao fornecer recursos que possibilitam ao Estado garantir à população seus direitos básicos, como saúde, educação, saneamento, entre outros. No entanto, se mal dosada, a tributação passa a ser um obstáculo ao desenvolvimento que pretendia, inicialmente, promover. E, infelizmente, a economia brasileira se caracteriza por este arranjo ineficiente, que funciona como uma âncora às atividades empresariais.
A Globalização, o mercado competitivo e o pesado ônus tributário que sufoca as empresas requerem do profissional da contabilidade, a todo instante, práticas de gerenciamento eficazes para preservar a continuidade do empreendimento. Procurar formas lícitas para reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo estar atento às mudanças da legislação é uma necessidade imprescindível para maximização dos lucros das empresas, para manutenção dos negócios e melhorar os níveis de empregos. Aqui falaremos sobre estas necessidades das empresas, e como um profissional Contábil preparado pode ajudar.
A importância do profissional contábil no contexto socioeconômico atual
O contador tornou-se um consultor confiável. A profissão contábil está crescendo e se fortalecendo. O contador precisa suprir as necessidades de seus clientes, mantendo-se atualizado e acompanhando as mudanças do ambiente, aplicando as ferramentas que possui baseadas nas técnicas mais recentes e adequadas a cada situação.
O contador é essencial na vida das empresas e os benefícios resultam para a sociedade.
Entre tantas transformações, Franco (1999, p.