A importância do AÇO
Do ponto de vista meramente descrito, administrar é planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Sabendo que quem administra é uma minoria, enquanto que a maioria absoluta da população é administrada.
Sobe o olhar de vista político, administrar significa exercer um poder delegado. Entretanto se exercer um poder delegado pela elite econômica e política sobre aqueles que não detêm poder algum ou,na melhor das hípoteses, dispõem de pouco poder real.
A participação é uma das formas de minimizar o aspecto coercivo da administração. Falando evidentimenteda participação autêntica e não de modalidades de manipulação camuflada sob este rótulo. Sabendo que participar não significa assumir um poder, mas participar de um poder. Sabemos que há vários tipos de participação, é difícil avaliar até que ponto as pessoas efetivamente participam na tomada e na implementação das decisões que dizem respeito à coletividade e até que ponto são manipuladas.
A forma avançada de participação administrativa que implica co-decisão em determindas matérias e direito de consulta em outras entende-se como Co-Gestão.
Todo sistema no qual a coletividade se auto-administra é chamado de Auto-Gestão. Portanto, não se trata de um poder, mas sim de ter um poder.
É necessário que tenhamos uma boa educação e um certo conhecimento político,para que possamos participar de uma maneira mais efetiva e direta nas decisões, tendo sempre embasamento sobre tudo que fala ou opina. A educação precisa estar sempre em renovação, para que as proxímas gerações não fique estagnada no mesmo sistema, mas isso é um desafio de todos, não só dos educadores, e sim da comunidade,de uma maneira geral.