A importância do Ar Atmosferico
O ar é o elemento fundamental para a manutenção da vida dos chamados seres aeróbios terrestres. A composição do ar atmosférico contém cerca de 20% de oxigênio. Esse elemento é responsável pela oxidação da matéria orgânica. Assim, essa oxidação gera a energia necessária para que os seres vivos e espécies animais possam dispor de energia para suas atividades.
PROPRIEDADES DO AR
● O ar é incolor, insípido e inodoro;
● O ar tem peso;
● O ar ocupa espaço;
● O ar tem volume variável, é elástico e compressível;
● O ar tem forma variável;
● O ar tem pressão.
Conclusões:
O AR É CONSTITUÍDO POR, PELO MENOS, DOIS GASES:
* Um gás que permite que a vela arda, isto é, que permite as combustões e que por isso é chamado “comburente”;
* Um gás que não deixa que as combustões aconteçam, chamado “incomburente”.
O AR – RIQUEZA A CONSERVAR
● O ar constitui um elemento indispensável à vida: conseguimos viver 5 semanas sem comer, 5 dias sem água, mas não podemos viver sequer 5 minutos sem ar.
● Sem a camada de ar que rodeia a Terra, esta seria um deserto, não existiriam animais nem plantas, não haveria mudanças de clima, nem chuva, nem céu azul.
● Com o desenvolvimento industrial são lançados cada vez mais produtos que vão alterar a composição ar e a sua qualidade, com graves consequências para os seres vivos: é a poluição atmosférica.
Poluição no Brasil
A necessidade de ar para o desenvolvimento de diversas atividades humanas tem assumido proporções alarmantes, principalmente após a revolução industrial.
A queima de combustíveis fósseis por meio de derivados de petróleo tem provocado sérios problemas. Grandes metrópoles, tal como São Paulo, têm adotado o rodízio de veículos na busca de melhoria da qualidade do ar. As questões relacionadas à inversão térmica, em épocas de inverno, agravam esse problema.
Outro aspecto a ser considerado diz respeito ao aquecimento global. O tratado de Kyoto e a recente