Câncer de Mama
RADIOLOGIA – RDV 121
CÂNCER DE MAMA
BELÉM - 2013
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
RADIOLOGIA – RDV 121
CÂNCER DE MAMA
ALUNOS: EDIANA SARAME ELIZIAN LEAL KARINA BORGES KELVYN PIRES MAYARA BATISTA MICHELE MIRANDA MILENE PANTOJA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Mamografia, do curso de radiologia, turno da tarde, ministrado pela professora Diene Aranha.
BELÉM – 2013
Introdução
As mamas são glândulas formadas por lobos, que se dividem em porções menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Os lóbulos são um conjunto de ácinos que é a menor parte da glândula e será responsável pela produção de leite durante a lactação, já os lobos são os conjuntos desses lóbulos que irão se ligar aos mamilos através de um sistema de canais, chamado de ductos. Nas mamas também se encontram os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos.
Como em qualquer órgão, suas células podem passar a ter um crescimento muito rápido e desordenado, o que acaba por originar um tumor maligno, devido a essas células se tornarem muito agressivas e incontroláveis. Para que isso ocorra com maior probabilidade há uma série de fatores, que podem vir a influenciar negativamente na doença.
O câncer de mama pode até parecer um assunto complexo, porém podemos entender melhor sobre suas características, seus tipos, além das suas formas de