A Importância de discutir sobre as desigualdades sociais
A desigualdade social é um dos pilares que sustenta a separação dos indivíduos por classes. É ela quem dificulta o crescimento econômico e social igualitário à todos. Concentrando os recursos com uma minoria mais favorecida, devido a má distribuição de renda e falta de investimento nas necessidades básicas, tornando dificultoso, precário e quase inexistente o acesso a uma vida digna com qualidade à maioria da população e rotulando os indivíduos.
As desigualdades estão em diversas áreas. Podem ser: Econômicas: desigualdade entre a distribuição de renda; Racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo; Regional: desigualdade entre as regiões, cidades e estados; Gênero: desigualdade entre os sexo (homem e mulher).
A relação entre os dois textos está ligada a discriminação, preconceito e desigualdade. Pois, o fato de um grupo numeroso de jovens da periferia estarem reunidos em um ambiente mais frenquentado pelas classes dominantes, trouxe o olhar discriminatório, preconceituoso e desigual, fazendo-se instalar o pânico entre os frenquentadores. Porém, sabe-se que, o Brasil é um país com déficit em segurança e a qualquer hora, a qualquer momento pode haver um ato de vandalismo.
O IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) é o indicador da qualidade de vida da população de um determinado local.
Porque essa relação faz surgir um questionamento ainda maior sobre a má distribuição de renda e escasso investimento em Educação, Saúde e Segurança. Os imposto altíssimos não são revertidos em sua totalidade para a população. E de repente, ao sediar a copa do mundo, há investimento em construção de gigantescos e caríssimos estádios de futebol por todas as regiões do país, enquanto isso, ao contrário deste exemplo, a população sofre sem o acesso às necessidades básicas para uma qualidade de vida digna.
Levando em consideração que a desigualdade está presente em diversos setores da vida em sociedade,