Linguagens de programação - História e atualidade
PROFESSOR: ROBERTO
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES
TURMA DO 2º e 3º PERÍODO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
DIVINÓPOLIS
2014
Sumário
1.1. Conceito de linguagem de programação 1
Antes de 1940 2
Anos 1940 3
Os anos 1950 e 1960 4
1.2. Tipos 6
Linguagens de baixo nível 6
Linguagens de auto nível 7
Linguagens de médio nível 8
Geração 8
1.3. Linguagens mais usadas atualmente 9
Java 9
Linguagem C 9
C++ 10
ObjectC 11
Php 11
Python 12
Ruby 12
Java Script 13
SQL 13
1.4. Conclusão 14
1.1. Linguagem de programação - Conceito/Definição
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
O conjunto de palavras (tokens), compostos de acordo com essas regras, constitui o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.
Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com