A IMPORTÂNCIA DAS ESTATÍSTICAS NAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO
Estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
No mundo empresarial a estatística tem fundamental importância nas tomadas de decisões e tudo que envolve o bom andamento da corporação.
2.0 CONCEITOS DE ESTATÍSTICA
Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.
Por outras palavras o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.
2.1 A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANALISE DE PROBABILIDADE PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM SEUS CENÁRIOS?
A distribuição de probabilidade pode ser uma grande ferramenta visando futuros retornos e rentabilidade. Especialmente quando se trata de empresas de pequeno porte ou