A importância das enzimas
2014
A IMPORTÂNCIA DAS ENZIMAS
1
Março de
2014
A IMPORTÂNCIA DAS ENZIMAS
Índice
Introdução à Enzima
História das Enzimas
Estrutura das Enzimas
Propriedades
Nomenclatura Enzimática
Classificação das Enzimas Segundo a Comissão de Enzimas
Cofactores
Coenzimas
Técnicas Empregadas no estudo das Enzimas
Importância das Enzimas
Aplicações Enzimáticas
Conclusão
Referencias Bibliográficas
2
Março de
2014
A IMPORTÂNCIA DAS ENZIMAS
Introdução à Enzima
Numa breve e cuidada Introdução compreendemos que; Enzimas são proteínas que, actuando como catalisadores na maioria das reacções bioquímicas, baixam a energia de activação necessária para que se dê uma reacção química. Por serem catalisadores eficientes, são aproveitadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar. Como intervêm nas reacções químicas que sustentam a vida, a compreensão do seu funcionamento é importante em áreas como a investigação de patologias com origem em deficiências enzimáticas.
Para que a vida seja possível, é necessário que as reacções químicas que a sustentam se dêem a uma determinada velocidade. Muitas das reacções bioquímicas não se realizariam a uma velocidade relativamente elevada se não fossem catalisadas. Em sistemas vivos, a catálise de reacções químicas é feita por enzimas.
3
Março de
2014
A IMPORTÂNCIA DAS ENZIMAS
História das Enzimas
O nome enzima provém de "in yeasts", no qual suspeitava-se que as catálises biológicas estavam envolvidas com a fermentação do açúcar em álcool.
A primeira descoberta foi feita por Payen e Persoz em 1833, quando encontraram uma substância termolábil no precipitado do álcool, extracto de malte, que convertia amido em açúcar, mais tarde denominada amilase. A primeira teoria foi publicada em 1835 por Berzelius. Pasteur em 1860 postulou que as enzimas estão associadas à estrutura e a vida da célula.
Em