A importância da água
Água hoje e sempre Desde as épocas mais remotas, as pessoas têm procurado viver onde existe água. Observando o lugar onde vivemos, podemos reconhecer que os rios, córregos, lagos e mares são de ambientes aquáticos. Neles habitam animais, plantas e outros seres vivos que vivem na água. Também os seres vivos terrestres buscam água para beber. Para o ser humano, as fontes de água potável devem ser limpas, o que só pode ser verificado por técnicos. Os rios sempre foram utilizados como meio de deslocamento para grandes distâncias. As pessoas navegavam em troncos de árvores que flutuavam nas correntezas, surgindo daí uma canoa, ainda utilizada. Com o aumento do conhecimento e da tecnologia, o ser humano aprendeu a utilizar a energia do vapor d’água e inventou os navios a vapor.
Os grandes rios foram depois aproveitados como reservatórios, barragens artificiais e sistemas de irrigação, levando a água até lugares secos para o desenvolvimento de plantações e produção de alimentos. Foram inventados moinhos, rodas d’água e caldeiras, com utilização da água como recurso para produção de energia elétrica capaz de mover toda uma cidade. Hoje a sociedade moderna utiliza reservatórios e caixas d’água para o abastecimento de cidades e usinas hidroelétricas para a produção de grandes quantidades de energia.
O abastecimento e a distribuição da água Na declaração de Nova Déli sobre água potável e saneamento ambiental, ocorrida em 1990, proclamou-se formalmente promover em base sustentável o acesso à água potável suficiente e o estabelecimento de serviços de saneamento adequados para todos, insistindo-se no princípio para todos e não muito para poucos (...). Tal preocupação é legítima, pois ainda hoje há muitas pessoas que sofrem com a falta de água. Com o crescimento populacional e a ocupação do solo, as fontes de água deixaram de ser elementos naturais e passaram a sofrer interferências da ação humana. As estiagens são