A importância da tecnologia educacional.
Simone Corrêa Pantoja*
Palavras Chaves: importância, Tecnologia e educação.
Resumo: O presente artigo abordará a importância da tecnologia educacional, a partir de uma abordagem conceitual e histórica dos recursos tecnológicos na educação, observando suas contribuições enquanto recurso metodológico para o ensino.
Introdução
Contínuas transformações tecnológicas em todo o mundo vêm influenciando as relações sociais. Neste contexto a escola, ambiente onde se constrói a educação formal e, portanto, um ambiente por natureza social, começa a refletir sobre a influência das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
A escola então começa a se apropriar do uso técnico dos recursos tecnológicos para repensar sua forma metodológica de ensino e torná-la mais adequada a esse contexto social. Nesse sentido, surge à tecnologia educacional, como área de conhecimento em que a tecnologia se submete aos objetivos educacionais, procurando auxiliar no processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação.
Assim, as tecnologias educacionais deixam de serem encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes as aulas, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de um modo de pensar a educação. Desse modo, seu uso e sua importância para o ensino estão relacionados a aspectos como: formação, envolvimento e compromisso de todos que atuam no processo educacional.
1. Um breve histórico dos recursos tecnológicos.
A história da tecnologia é quase tão antiga quanto à história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. Assim, a tecnologia consequentemente, está relacionada à exploração de recursos naturais, em beneficio da humanidade, pois todas as ferramentas tecnológicas que o homem já criou surgiram da sua necessidade deste se relacionar