A importância da sociologia na nossas vidas
A pesquisa feita na disciplina 05 Educação, Sociedade e Trabalho me ajudou a encontrar que, foram as profundas mudanças trazidas pelas revoluções industrial e francesa que serviu de cenário para o surgimento da sociologia.
Para entender o surgimento e o desenvolvimento da sociologia é preciso mostrar o que somos, seres históricos, ir lá bem ao fundo do baú e buscar os acontecimentos que fez com que aflorasse mais uma ciência para estudar a vida social do ser humano.
Com a Revolução francesa e a revolução industrial veio as máquinas que trouxe lucro e praticidade para as pessoas esse foi o lado bom, mais houve também o lado ruim: violência, famílias desestruturadas, doenças e muito mais, pela falta de planejamento e estrutura vindo da burguesia que, explorava homens, mulheres e crianças de forma desumana trabalhando 16 horas por dia. Foi ai que surgiu a sociologia ou ciência da crise.
Através dos estudos sobre a vida social ajuda-me a entender que um dos problemas vividos hoje é o individualismo das pessoas se insolando cada vez mais, talvez por decepção dos acontecimentos do passado até os dias de hoje não permitindo que se abra para vida publica, deixando de lado o egoísmo e as boas ações feitas por pena e não por solidariedade, apesar da situação econômica do povo brasileiro ter melhorado chega junto à falta de confiança e hábitos de cooperação e participação.
Na sociologia do trabalho desde outras épocas até os dias atuais podemos conviver com o homem vezes a maquina, a loucura do mundo moderno onde o homem precisa estar se atualizando todos os dias para não ser excluído do mundo de trabalho que aumenta suas exigências cada vez mais com os avanços da tecnologia que mudou os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Quanto na educação vê a importância dessa matéria para ajudar a entender o funcionamento da sociedade do ponto de vista das relações sociais, para ter uma compreensão do mundo que nos