A importância da recreação na educação infantil
DA RECREAÇÃO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSIDERAÇÕES
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esta presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música,a arte,a expressão corporal, ou seja, as atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
Objetivo geral: identificar, relacionar e refletir sobre a importância do brincar no desenvolvimento e crescimento cognitivo da criança, proporcionando as crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Objetivo específico: * Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia. * Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão; * Despertar a livre iniciativa; * Estimular o convívio e a socialização; * Estimular o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções espaço – temporais; * Cooperar com o outro e desenvolver espírito de equipe; * Expressar-se e posicionar-se durante jogos e brincadeiras; * Seguir regras durante jogos e brincadeiras.
Justificativa:
A participação das crianças. Influenciando o aprendizado coletivo, afetivo e interagindo todo o tempo.Se observarmos com cuidado, veremos que os mesmos conteúdos que podem ser trabalhados de modo mecânico e nada agradável, se transformam, se abordados na perspectiva do jogo, da interação, do brincar. Porque para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a criança, brincar é cois séria. É brincando que ela adquire e forma conceitos, é brincando que ela começa a interagir e socializar-se. São regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores.