A importância da matemática na engenharia
Origem: dicionário do Aurélio – on line
Engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como material, estruturas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Origem: wikipedia – on line
Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-ecônomica para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza.
Origem: universitário.com.br
É importante que o aluno de Engenharia esteja consciente das atribuições e das responsabilidades inerentes ao título que futuramente receberá. O engenheiro é um agente transformador da natureza, seja por criação de novos materiais e equipamentos ou por obras que modificam o meio ambiente. Suas ações deverão ser coerentes, seguras e responsáveis. É por meio da união do conhecimento científico e da lógica de raciocínio que um indivíduo se transforma neste agente, ou seja, num engenheiro. Não seria possível a produção tecnológica sem o conhecimento das leis do universo. Através dos séculos cientistas investigam e idealizam as leis que regem a natureza. O aperfeiçoamento e a demonstração matemática destas idéias constituem o conhecimento científico da humanidade. “Nenhuma investigação humana pode ser chamada realmente Ciência, se não puder ser demonstrada matematicamente.”
(Leonardo da Vinci) Mecânica, Hidráulica, Elétrica, Química, etc. são áreas do saber com leis demonstradas matematicamente. Cabe ao engenheiro estudá-las,