A importância da língua
A língua é sem dúvida um elemento fundamental para a sociedade, além de ser característica importante de identidade e cultura de um povo.
Segundo a conclusão da dissertação de mestrado de Claudemir Costa Barbosa (2012), a virada linguística ocorreu devido à dificuldade de não se compreender a língua portuguesa em seu todo, por ser uma linguagem muito complexa, foi então criada à ciência linguística, onde foi dividida abrindo assim um leque de opções de como se entender a linguagem em seus aspectos gerais.
De acordo com o autor “o modelo semiótico da comunicação é aquele em que a ênfase é colocada na criação dos significados e na formação das mensagens a transmitir”.
Ou seja, não se separa o conteúdo do processo de comunicação fazendo que a linguagem seja mais fácil de ser utilizada de uma forma global, independente do meio que atuam ou vivem.
Podemos ressaltar que a importância da língua nos faz enxergar que existem vários métodos de linguagens inseridas no meio da humanidade, isso faz com que os seres humanos se comuniquem de alguma forma adquirindo conhecimentos variados através da língua, seja ela verbal, não verbal, escrita ou cotidiana. A linguagem proporciona as pessoas um conhecimento que inova a cada dia agregando valores.
O termo linguagem vai além do pensamento de representar as coisas, nomear objetos, é preciso entender o que há por trás de cada denominação.
Conforme Isabel Solé, para entender o que o autor deseja transmitir temos que começar pelo título, buscando também os significados das palavras antes não vistas.
Existem algumas ciências que fazem estudos detalhados sobre a língua, cada uma voltada para um campo específico. Dentre elas, destaca-se a semiótica, que nos permite dizer que nenhuma linguagem seria possível sem o uso dos signos. Entretanto, todas essas ciências formam um todo, e concordam que a linguagem é importante para exteriorizar de forma verbal, o que se encontra em nossas mentes. Sem a língua, a