A importância da língua
A boa aprendizagem da língua portuguesa tem uma importância central na nossa vida, pois é a língua que falamos. É através do idioma que estabelecemos todas as relações entre as pessoas. A relevância da língua portuguesa e suas implicações são evidentes, seja na vida profissional, nos relacionamentos interpessoais e na boa comunição na sociedade.
No mundo profissional a qualidade no domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz consequências positivas. O profissional que sabe se comunicar se diferencia, tanto nos aspectos de liderança quanto no clima organizacional das empresas. O indivíduo que domina a norma culta da língua se coloca a frente no mercado de trabalho, não há dúvidas de que a linguagem é o cartão de visita e a expressão da formação dos candidatos nas entrevistas. Em uma reunião, por exemplo, destacam-se os que sabem defender seus argumentos de forma clara, expor e fundamentar suas ideias de modo conciso e claro. Para tanto, é necessário o domínio das expressões. Acredito que um profissional o qual não é capaz de escrever um texto ou falar corretamente acaba gerando uma imagem negativa da empresa.
Quanto aos relacionamentos interpessoais é necessário entendermos que a comunicação verbal é imprescindível para conseguirmos externar uma ideia, fazer enxergar aquilo que outros não conseguem ver, estabelecer um bom diálogo e um relacionamento que nos torne mais sensível a ouvir e entender situações do nosso cotidiano envolvendo nossa família e amigos.
Logo, em nossa sociedade de constantes mudanças e informações todos precisam estar reaprendendo a língua, a fim de estabelecer um sucesso profissional e uma comunicação mais clara que desenvolva uma sociedade mais interativa e integradora.