A importância da leitura
A leitura é uma ferramenta espetacular onde o indivíduo escreve sua própria história e a história dos outros, torna-o independente. O leitor deve ter em vista que a leitura é para sua própria necessidade, satisfação, prazer e busca. É socialmente necessária e o indivíduo que tem o hábito de ler amplia sua visão de mundo, amplia seus conhecimentos tornando-o mais crítico e criativo, desenvolve a linguagem oral e a escrita. (Luckesi, et al 2000) afirma que: “A leitura é um processo que se faz dinamicamente na prática do leitor, ou seja, processa simultaneamente a decodificação mecânica de símbolos gráficos, entende a mensagem, posicionando-se criticamente sob ele”.
No contexto acadêmico a maior dificuldade que os discentes encontram é devido ao não hábito da leitura. Os conteúdos em sala de aula não é o suficiente e é preciso uma boa leitura complementar. Entretanto, não basta os docentes incentivar a leitura é preciso que os discentes tenham consciência da importância da leitura em sua trajetória acadêmica e também muita força de vontade.
Segundo Garrido (1988)
“[...] para se ter uma educação de qualidade a responsabilidade no desenvolvimento da leitura é de extrema importância, mas a realidade do senário universitário nos apresenta uma grande quantidade de alunos que saem do ensino fundamental