A importância da leitura
Tarefa um pouco complexa, ler exige postura critica e sistemática; disciplina intelectual por parte do leitor, condição esta adquirida através da prática.
Ler implica num processo de vencer etapas, penetrar no conteúdo, estabelecer um diálogo com o autor.
Porém se faz necessário considerar os tipos, modalidades e finalidades da leitura.
1.1 TIPOS DE LEITURA
Quanto aos tipos de leitura, existem além da verbal a leitura que se dá por meio de símbolos ou ícones. A linguagem chamada icônica hoje universal está presente nos aeroportos, restaurantes, shoppings e áreas de turismo e lazer.
Há também a linguagem gestual, ou seja, feita através de gestos, como a dos surdos-mudos e outras.
É possível também se estabelecer um tipo de comunicação sonora como a utilizada no transito de veículos a qual se dá por meio de apito.
Esses e outros códigos de comunicação, embora universais, são limitados a situações especificas.
1.2 FINALIDADES DA LEITURA
Nem sempre se utiliza a leitura para se adquirir conhecimentos. Neste caso em particular deve-se observar que a leitura pode ser casual, espontânea, quase um reflexo como no caso de anúncios publicitários. Pode-se buscar o lazer através da leitura de revistas. Quando se trata de um livro, porém geralmente a leitura é mais atenta.
1.3 MODALIDADES DE LEITURA
No ensino fundamental, correspondente a primeira etapa do ensino médio, a leitura oral era sempre precedida da leitura silenciosa. Sendo esta a forma de leitura mais usada no mundo entende-se que deve ser a mais treinada, desde os primeiros anos escolares. Contudo não se pode relegar a leitura oral que além de útil requer a pratica.
Já a leitura técnica de relatórios ou de teor cientifico implica em também interpretar gráficos e tabelas; a de informação como já mencionado ligada à cultura geral. A leitura de higiene mental ou prazer têm por finalidade o lazer. A de estudo, contudo visa o adquirir e ampliar conhecimentos.