A importância da introdução da criatividade do processo de comunicação
FACULDADE NOVO MILÊNIO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Mariana Argollo Klein
A importância da introdução da criatividade do processo de comunicação
Vila Velha
2008
Mariana Argollo Klein
A importância da introdução da criatividade do processo de comunicação
Vila Velha
2008
1. PROBLEMA DE PESQUISA
Qual importância da introdução da criatividade do processo de comunicação?
É sabido que em seus primórdios a Publicidade não contava com a criatividade em seu âmbito. Era aplicado um tipo de comunicação em que um produto era anunciado diretamente. Nessa época inexistia a propaganda criativa, ou melhor, esse tipo de propaganda era desnecessária devido à ausência de opções entre produtos de um mesmo gênero.
Depois da Revolução Industrial, o mundo assistiu, e ainda assiste, ao lançamento de uma infinidade de novos produtos: a geladeira, o automóvel, o liquidificador, o creme dental, a margarina, produtos de beleza entre diversas outras opções passaram a ser vendidos em larga escala.
Nessa época os bens de consumo eram novidade. Mostrar o produto e explicar sua utilidade era o suficiente para gerar o desejo de compra. Uma propaganda da época poderia ser: - Cerveja Brahma, R$ 1,70. Só isso bastava, como resultado os anúncios eram óbvios, diretos, sem qualquer criatividade.
Essa situação começou a mudar na segunda metade do século XX. Nessa época os produtos deixaram de ser novidade e foram surgindo diversos concorrentes no mercado, a mensagem direta e sem criatividade perdeu sua eficácia e a publicidade se viu obrigada a passar por uma reformulação.
Essa mudança foi protagonizada pelos publicitários americanos e o modelo posteriormente foi utilizado no Brasil. Na publicidade do século XX existe um direcionamento de comunicação voltado para um publico especifico, chamado de publico – alvo ou seu nome em inglês,