A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
O referido tema surgiu da necessidade nas escolas de um maior empenho da família no acompanhamento do desenvolvimento sócio-efetivo e desempenho cognitivo dos filhos durante o período de estudos e atividades escolares. Essa necessidade se manifesta na sala de aula e no trabalho educativo desenvolvido na relação professor-aluno.
O aumento das dificuldades familiares decorrentes do sistema sócio-econômico e as mudanças de hábito e convivência no lar interferem na adaptação da criança ao convívio e aprendizado escolar.
Voltando-se assim a atenção para a família, é relevante destacar que a própria, independente da forma como esteja estruturada atualmente tem expectativas quanto ao desempenho escolar dos filhos. Reforça-se assim, a integração familiar e escolar que gera segurança baseada em afetividade que se manifesta como meio para as diferentes formas de interagir que a criança utiliza no grupo ao participar das atividades escolares.
Uma vez estabelecida à integração família-escola desencadeia-se a busca do equilíbrio que permeia a responsabilidade de cada lado sem que nenhuma parte se sobrecarregue por tentar fazer com que apenas um assuma a responsabilidade que é de ambas as instituições. Cabe aos pais demonstrar interesse no progresso dos filhos apoiando-os juntamente com a escola no que for necessário, e a escola por sua vez deve abrir espaço para que esse apoio familiar ocorra como é esperado.
Ao fazer uma análise do empenho das familias no acompanhamento do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem destaca-se a pretensão de identificar alguns fatores relevantes que influenciem na participação dos pais na escola em que se desenvolve esta pesquisa, bem como se esta ocorre ou não, visando lançar '”Luz” para a elaboração de projetos que objetivem a participação contínua e efetiva da família junto a escola, favorecendo assim uma aprendizagem bem sucedida, proporcionando satisfação a pais e professores que se empenham por uma