A importância da informática na área de edificações
O computador surgiu para melhorar a vida das pessoas, fazendo com que tenhamos mais tempo livre para outras atividades. A importância da Informática na sociedade é muito grande, uma vez que hoje somos colocados dentro do contexto mundial pelo conhecimento da informação: quem tem informação detém o poder e um dos mecanismos para se deter a informação é a computação.
É preciso não esquecer que o computador é uma máquina capaz de realizar cálculos de uma maneira extremamente rápida e eficiente, mas não pode e não deve substituir o engenheiro, que sempre precisa rever os resultados em busca de possíveis erros.
Existem uma infinidade de programas de computador utilizados na engenharia civil desde o desenho do projeto, cálculos, projeto elétrico, hidráulico, estruturas, desenho em 3d, etc.
Por isso o profissional de EDIFICAÇÕES necessita ter conhecimentos em informática para se manter atualizado no mercado de trabalho.
Em função do uso em larga escala, é barato oferecer este serviço para as empresas. Assim, o ambiente de computação, servidores, manutenções, atualizações, entre outras questões que eram tratadas isoladamente por cada empresa estão se tornando um serviço contratado, isso mesmo, como água e luz que você não produz, apenas paga pelo uso a os grandes provedores destes serviços.
A indústria da construção é um dos segmentos que mais se beneficia desta tecnologia, pois a operação das empresas deste segmento ocorre normalmente física e temporariamente em lugares distintos. Vamos ao exemplo de uma construtora. Sua produção são as obras geograficamente dispersas, e locadas durante a execução das mesmas. A sua área de suprimentos parte está na obra que requisita materiais, movimenta estoque e parte está na administração central, que faz as cotações, negociações e outras atividades. A área comercial é ainda mais dinâmica, tendo que estar em lugares diferentes a todo o momento, com extrema necessidade de