A importância da informatica para o Serviço Social
Este artigo discute a recomendação de “ensino de informática” acrescentada às diretrizes curriculares desde 2001 para os cursos de Serviço Social e defende a incorporação de outras abordagens tais como Tecnologias de Informação e Sistemas de Informação. O artigo justifica esta ampliação pelo impacto das tecnologias nos processos de trabalho do Serviço Social, e propõe o ensino mediante a elaboração experimental de sistemas aplicados às atividades profissionais.
PALAVRAS CHAVE : Processos de trabalho, Informática, Tecnologias de informação, Sistemas de informação.
ABSTRACT:
This work discusses present official guidelines for the teaching of “informatics”for social work courses. It proposes the use of new technologies, such as “information technologies” and “Information Systems” for those courses. This proposal is based on the convergence between technologies and the activities proper of the social work, and it recommends teaching this subject applied to the professional activities.
KEY WORDS: Work processes, Informatics, Information technologies, Information systems.
Discutimos neste artigo a questão do ensino de informática nos cursos de Serviço Social. Com o processo de revisão curricular iniciado em 1994 muitos cursos de Serviço Social do país introduziram em seus currículos uma disciplina, uma oficina ou um tópico de conteúdo sobre informática, No entanto, o ensino dessa matéria tem se limitado ao treinamento de alguns programas mais populares como editores de texto e planilhas eletrônicas, o que nos remete a algumas reflexões que achamos de fundamental importância.
Inicialmente, pode se afirmar que a inclusão do ensino de informática nos cursos de graduação em Serviço Social, não responde apenas às recomendações das diretrizes curriculares, mas, à crescente importância dos recursos informáticos no mundo do trabalho e da cultura em geral.
O parecer CES 492/2001 do MEC [1] prescreve a utilização dos recursos da informática como um