A importância da igreja na construção da civilização ocidental
A Importância da Igreja na construção da
Civilização Ocidental
”Nós, católicos, temos uma obrigação particular: temos que aprender o que pudermos sobre nossa f é, e temos que espalhar o que aprendemos. Temos de contar às pessoas a verdadeira história da Igreja Católica, porque se nós não nos defendermos, ninguém o fará por nós.” Thomas E. Woods, historiador, economista, membro do Instituto Mises.
Campos dos Goytacazes
Dezembro/2012
A Importância da Igreja na construção da Civilização Ocidental
Valdeci Silva Izabel Junior1
Resumo: Este artigo objetiva desenvolver uma análise da atuação e contribuição da Igreja
Católica, na preservação de alguns bons costumes dos romanos, conversão dos povos germânicos, cristianização de suas forças e a construção da nova civilização Ocidental, através do período conturbado do século V ao VIII. Afirmar sua atuação em prol dos escravos e esclarecer sua forma de ação nas atividades sociais.
Palavras-chave: Invasões Bárbaras, Queda do Império Romano, Escravos, Igreja, Civilização
Ocidental, Alta Idade Media
As invasões bárbaras ou germânicas, no politicamente correto, devem ser compreendidas dentro do quadro geral, da maneira, pela qual estes povos começaram a tomar espaço no Império Romano. Não foi, simplesmente, um momento de invasões violentas e sanguinárias, guerras militares, saques e ocupação das cidades no início do V século da era cristã, como conta a historiografia.
No fim do século II, tribos germânicas, já se deslocavam da Europa Cent ral para o ocidente. Por viverem próximos às fronteiras, e essa merece uma atenção especial, muitos godos, povos que não eram civilizados, segundos os costumes ocidentais, foram se infiltrando lentamente no Império Romano.
Principalmente os que faziam fronteiras, começaram seus primeiros contatos com os romanos sem muitos problemas, inicialmente pela via comercial. Como os não -romanos, tinham aptidões com a metalúrgica, eram