A importância da história e o trabalho do historiador
Adinalzir Pereira Lamego
Professor de História do Colégio Estadual Jornalista Octávio Malta, Rio de Janeiro
O Historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o Historiador, é um povo sem memória.
A ligação com o cotidiano está tornando a História cada vez mais atraente para o grande público. Atualmente, não é só com países, guerras e heróis que os pesquisadores se preocupam. Nos últimos anos, muitos deles começaram a pesquisar a História do Vinho, do Aborto, das Mulheres, da Juventude, do Medo, do Perdão, dos Bairros, etc. Na profissão de Historiador, a curiosidade de descobrir a origem das coisas tem sido fundamental.
O curso de História nas Universidades tem duração média de 4 anos, e possui um currículo recheado de disciplinas que tratam de períodos, regiões e outros temas específicos, como História Antiga, Moderna e Contemporânea, História das Ideias, do Brasil, da África e da Ásia. A Metodologia da História é uma das matérias básicas que são vistas no primeiro ano. Para os que se interessam em dar aulas, é necessário fazer licenciatura. Um outro setor a ser explorado pelos que se formam é o de Consultoria para empresas, já que muitas delas estão preocupadas com o registro da sua história em livros, vídeos e CD-ROMs. Mas a grande maioria desses profissionais acaba mesmo é se empregando como Professor de 1º e 2º grau.
O Ensino Superior também oferece um bom mercado, em virtude da presença da disciplina de História em praticamente todos os currículos da área de Ciências Humanas. Os Historiadores se beneficiam também da tendência de dividir a disciplina de Estudos Sociais, para as turmas de 1º à 4º série do Ensino Fundamental, em duas - Geografia e História.
Embora ainda seja pequeno, tende a crescer cada vez mais o mercado de trabalho para os