A importância da globalização para as empresas brasileiras
Este trabalho objetiva demonstrar a relevância da globalização para empresários, gestores brasileiros e para a toda a sociedade. Tal assunto, por ser controverso, tem implicações muito amplas, sejam para funcionários, acionistas, empresas e para o governo. O Brasil apresenta um potencial considerável no que se refere ao aumento de suas exportações e, ainda, no que diz respeito à inserção de suas empresas na comunidade mundial, graças à capacidade criativa do brasileiro, aliada à sua facilidade de assimilação. Para tanto, necessário se faz planejamento, implementação e seriedade, quesitos que poderá levar o País à globalização de maneira responsável. Palavras-chave: Globalização e Marketing Internacional.
A IMPORTÂNCIA DA GLOBALIZAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS
A importância da globalização mundo afora aumenta significativamente. Para as empresas brasileiras, essa tendência possui várias vantagens, tanto para as organizações, quanto as pessoas ou grupos que têm interesse pela empresa. Contudo, muitos empresários e gestores brasileiros não vislumbraram, ainda, os inúmeros benefícios advindos de tal oportunidade.
De acordo com Bañegil Palacios e Sousa, no ano de 2002, o Brasil ocupava a 27ª posição no ranking dos países exportadores, com uma participação que rondava os 0,84% do comércio internacional. Tal fato prova que os empresários brasileiros não estão aproveitando todo potencial da globalização nem em favor próprio, tampouco do País, uma vez que o Brasil apresenta um potencial muito maior do que esse, que poderia ser explorado por meio de planejamento, implementação e seriedade nas tarefas desempenhadas.
Para incrementarem-se as exportações brasileiras, será necessário encarar os mercados externos não como oportunidades passageiras para desovar o excesso da produção, mas como um ativo do portfólio das organizações.
Tendo em vista a crise econômica que afeta alguns setores da economia nacional, que pode resultar em estagnação ou até mesmo