A importância da gestão democrática nas escolas
A escolha pelo curso de Pedagogia foi pelo fascínio e importância da profissão, ter a possibilidade de ser professora e alcançar objetivos e como resultado saber que alguém aprendeu desde o conceito de respeito, aprendeu a ler, escrever, ser alfabetizado e ir além facilitar o aprendizado de alguém a fazer a leitura do mundo. Por estes motivos acima nada me fez desistir deste sonho, mesmo com to¬das as dificuldades fui em frente e aqui estou no 6º semestre do curso, com a consciência que ainda tenho muito a aprender.
Nada mais coerente que citar um dos motivadores para esta decisão em minha vida, foi à professora da 3ª série Maria da Penha, com ela aprendi a aprender, foi uma relação de amor e respeito mútuo, fui alfabetizada por ela e entendi que não basta ser educador tem que principalmente amar o que faz, não desistir nunca e respeitar a todos sem distinção, com esta vivência reconheço que não quero ser mais um na multidão e sim fazer a diferença também na vida de outrem como a Ma-ria da Penha.
“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.” (Rubem Alves), refletindo sobre o citado acima acredito que o amor é necessário para conseguir vencer todos os obstáculos que possam existir tanto profissionalmente como pessoalmente falando, quando se tem amor pelo que se faz com certeza não deixará de existir os problemas e dificuldades, mas tudo fica mais fácil e tolerável.
Eu só tive clareza das minhas deficiências quanto ao letramento e alfabetiza-ção quando tive a disciplina Metodologia da Alfabetização que muito contribuiu na minha formação como pedagoga, pois até o momento meu senso comum dizia que era pelo carinho da Professora Maria