A importância da gestão de pessoas com liderançaa
CURSO DE ADMINISTRAÇÂO
JACQUELINE N. MACHADO GOMES – RA: 0802628
A IMPORTANCIA DA
GESTÃO DE PESSOAS COM LIDERANÇA
CAMPINAS
2011
1. INTRODUÇÃO
A globalização propiciou ao mundo corporativo uma frenética competitividade. Com isso as empresas foram obrigadas a rever processos e melhorar produtos para garantir o seu espaço mercadológico. Isso afetou também o modelo de gestão de recursos humanos que; com funcionários descapacitados; despreparados; desmotivados ou desorientados; admitia que essa gestão dava-se a partir de direção, controle e correção, tornando o indivíduo mecanicista (KERZNER, 2002, p.45).
Surgindo a necessidade de admissão de profissionais com excelente potencial e alta qualidade de desempenho funcional, a gestão de pessoas foi desafiada a se inserir numa nova filosofia - a do alto comprometimento com a integração organizacional. O fator humano se destacou! Empregados tornaram-se colaboradores e parceiros do negócio. O indivíduo passou a ter outra conotação, sendo visto como fundamental no processo produtivo das organizações.
O ser humano tornando-se agente das operações e não apenas operador, como era visto até então, ganhou força e revelou o verdadeiro papel dos recursos humanos dentro das organizações (BAUMAN, 1999, p. 17). Cabendo ao gestor: manter a motivação positiva; criar paixão por resultados e; manter a harmoniosa interação do grupo. Resolvendo ou mesmo evitando conflitos.
1.1 Justificativa
O foco atual é o trabalho em equipe. Assim, o relativo sucesso de um negócio está em função da gestão de pessoas de modo eficaz (KERZNER, 2002, p. 112). Tal afirmação procede ao perceber-se que, a maior mudança na condução dos negócios deu-se no item relacionamento e não em ferramentas ou processos. Pois, mesmo que estas alcancem altos níveis de sofisticação, não rendem o necessário se os gestores não conseguem manter o padrão de necessidades