A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Cidade – estado
Setembro/2013
VÂNIA CARVALHO
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Projeto de Pesquisa apresentado a Pós-Graduação Lato Sensu em ..........................., como requisito parcial à obtenção do título de Especialista.
Orientadora:
Cidade – estado
Mês / ano
SUMÁRIO
1 TEMA 03
2 PROBLEMA 04
3 HIPOTESES 05
4 OBJETIVOS 07
4.1 OBJETIVO GERAL 07
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 07
5 JUSTIFICATIVA 06
6 REFERENCIAL TEÓRICO 08
7 METODOLOGIA 09
8 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
1 TEMA
De alguma maneira, toda a nossa sociedade está vivenciando uma crise de valores, tanto éticos como morais. Isso acaba ficando ainda mais evidente na escola, onde há a necessidade de lidarmos com o desrespeito em sala de aula, desmotivação do aluno, e a falta de limites por parte de alguns. O reflexo disso é o estresse por parte dos professores, o cansaço que pode levar a doenças físicas, e até mesmo mentais. A frustração e a impotência terminam por fazer parte da vida escolar.
Por esse motivo, torna-se cada vez mais frequente a discussão dentro da escola, visando entender esse quadro que se forma, muitas vezes complexo e caótico. Professores tentam debater uma forma de superar os conflitos e dificuldades. Porém, há uma questão relacionada a isso que incomoda um pouco, é o fato de essas discursões ocorrerem apenas no ambiente escolar. Professores, coordenadores, diretores, apenas a escola está assumindo essa responsabilidade.
“Nosso sistema educacional, rapidamente massificado nas últimas décadas, ainda não dispõe de uma capacidade de reação para atender às novas demandas sociais. Quando consegue atender a uma exigência reivindicada imperativamente pela sociedade, o faz com tanta lentidão que, então, as demandas sociais já são outras”. (ESTEVE, 1999, p.13)
Para conseguir algum avanço,