A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA UNIDADE ESCOLAR
1 - INTRODUÇÃO
Este Projeto vem apresentar um estudo sobre a evasão escolar, um assunto que está dentre os temas que historicamente vem fazendo parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira e que infelizmente, ainda ocupa até os dias atuais, espaço de relevância no cenário das políticas públicas e da educação em particular. Diante disto, as discussões acerca da evasão escolar, em parte, têm tomado como ponto central de debate o papel tanto da família quanto da escola em relação à vida escolar da criança.
Partindo desse pressuposto a escola é um espaço de democratização e de inclusão social e não pode mais reproduzir a lógica hegemônica da humanidade, que é uma lógica excludente, que privilegiam alguns e deixa a maioria sem acesso ao meio social, aos serviços básicos e a uma vida digna. E a partir disso, a escola tem que se modificar para atender o diferente, incluir todos e superar os índices altíssimos de reprovação e de evasão, que significam que algo está acontecendo na aprendizagem e na escola. Portanto esse trabalho será realizado nas primeiras séries dos Centros de Ensino Médio da rede pública de Porto Nacional - to, com o objetivo de levantar as causas e as consequências da evasão escolar para o aluno e para a escola no contexto social econômico e cultural e identificar as contribuições da família e da instituição de ensino na efetivação do processo ensino aprendizagem e no sucesso escolar do aluno.
Serão realizadas entrevistas, visitas domiciliares, análise de dados sobre a vida escolar do aluno evadido e pesquisas bibliográficas. Contudo fez-se um esforço para realizar um estudo que possa possibilitar um melhor entendimento sobre as causas e feitos da não permanência do aluno na escola, podendo assim viabilizar sugestões que possam favorecer soluções dos problemas inerentes a evasão.
2