Propriedades da Madeira
1- Propriedades Físicas da Madeira
1.1- Heterogeneidade
1.2- Anisotropia
1.3- Umidade
1.4- Retratilidade
1.5- Densidade
1.6- Condutividade Elétrica
1.7- Condutividade Térmica
1.8- Condutividade Sonora
1.9- Resistência ao Fogo
1.10- Durabilidade
1.11- Textura, Cor, Brilho e Odor
2- Propriedades Mecânicas da Madeira
2.1- Resistencia à Compressão
2.2- Resistencia à Tração
2.3- Resistencia ao Cisalhamento
2.4- Resistencia à Flexão Estática
2.5- Resistencia a Flexão Dinâmica
2.6- Resistencia ao Fendilhamento
2.7- Resistencia a Penetração e a Abrasão
2.8- Resistencia a Cargas Alternadas
2.9- Elasticidade
Propriedades das Madeiras
A escolha da madeira de uma determinada espécie para um emprego especifica deve ser conduzido com economia e segurança, conhecendo os valores médios que definem o seu comportamento físico e sua resistência as solicitações mecânicas, estes fatores são conseguidos através de ensaios de qualificação sobre amostras da madeira em questão. Estes ensaios devem levar em consideração as características tanto naturais como tecnológicas na execução dos mesmos.
Podemos citar alguns fatores naturais da madeira:
1- Espécie Botânica A estrutura anatômica e a constituição do tecido lenhoso, responsáveis pelo comportamento físico mecânico do material oscilam de acordo com a espécie.
2- A Massa Especifica A massa especifica aparente, peso por unidade de volume aparente do material, é um índice de distribuição ou concentração de material existente e resistente no tecido lenhoso, relacionada às demais propriedades do material.
3- A Localização da Peça no Lenho O resultado pode variar decorrente do ponto que é extraído, cerne, alburno, próximo às raízes ou a copa, existe variação no tecido lenhoso e da massa especifica da peça.
4- Presença de Defeitos Os defeitos encontrados nas madeiras como nós, fendas, fibras torcidas, entre outros, dependendo da