A importância da disciplina de metodologia - marivete
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
NA UNIVERSIDADE
Marivete Bassetto de QUADROS
1
RESUMO
Um dos parâmetros usuais para a categorização dos países, em avançados ou em desenvolvimento, ou das instituições de Ensino Superior, em boas ou regulares é, sempre e invariavelmente, a ênfase que imprimem à pesquisa científica. Esta questão, por sua vez, está vinculada ao ensino de graduação. No caso brasileiro, a deficiência que se observa no binômio pesquisa científica x graduação decorre de fatores diversos. Neste sentido, é na graduação que as imprecisões terminológicas precisam ser discutidas: O que é ciência? O que é pesquisa científica? Quando um estudo pode ser classificado como científico?
Quem é ou o que é pesquisador? Diante de pesquisas efetivadas e resultados divulgados temos as seguintes problematizações: Como mensurar o caráter científico de uma pesquisa? Como mensurar coerência, originalidade, objetivação? Na nossa opinião, o distanciamento do mundo da pesquisa se inicia, ainda na graduação, e prossegue na pós-graduação lato sensu, como decorrência da forma como o conteúdo da disciplina de Metodologia Científica (ou denominações similares) é transmitido. Sem a pretensão de exaurir a temática, objetivamos discutir e analisar neste artigo alguns pontos de estreitamento para o desenvolvimento da pesquisa na graduação.
Palavras-chave: Metodologia. Pesquisa. Universidade. Graduação. Importância.
INTRODUÇÃO
Um dos parâmetros usuais para a categorização dos países, em avançados ou em desenvolvimento, ou das instituições de Ensino Superior, em boas ou regulares é, sempre e invariavelmente, a ênfase que imprimem à pesquisa científica. Esta questão, por sua vez, está vinculada ao ensino de graduação. Professora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho – FAFIJA e da
Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e
Orientação de